Qual desses filmes você gostaria de ter em um Diálogos com o Cinema?

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Uma Noite no Ponto Cine

A música é considerada a voz da alma e quando ela se encontra com o cinema as pessoas sentem o quanto ela é tão importante. Na última segunda-feira, dia 02 de agosto, o Ponto Cine recebeu o diretor do documentário “Uma Noite em 67”, Renato Terra, para um debate sobre seu primeiro filme.

O Filme é um documento sobre a noite final do III Festival de Música Popular Brasileira, que acontecia no Teatro Paramount e era realizado e exibido pela TV Record nos anos 60. E o Ponto Cine tinha com Renato Terra sua noite especial.

Até a chegada ao Ponto Cine o diretor do documentário matinha sua curiosidade em relação ao cinema . Logo, não se conteve: ao chegar, foi conhecer de perto a primeira sala de cinema digital popular do país, e depois da exibição do documentário, o bate-papo começou em grande estilo.

Thiago Sales, produtor do Diálogos com o Cinema, leu um artigo escrito pelo cantor Sérgio Ricardo, um dos personagens do documentário, para o Segundo Caderno do Jornal O Globo do dia 30/07, antes do início do debate e Renato Terra acabou se emocionando com a homenagem, e nesse clima as perguntas do público, que durante a sessão entoava as canções do filme, surgiam para que logo depois o diretor pudesse responde-las.

O encontro, formado por várias gerações abria espaço para o Sr. Jorge Saraiva, ex-morador de Guadalupe que agora vive em São Paulo, parabenizar o diretor pelo documentário e a equipe do Ponto Cine pelo trabalho realizado com o Diálogos com Cinema. Sr. Jorge disse ter se emocionado e se reconhecido com as músicas do filme e além dele, o jovem Jornalista e fã de boa música, Marcos Xii não deixou de lado a oportunidade de falar o que pensa, queria saber de Renato Terra o porquê do “desaparecimento” de movimentos de música popular de qualidade, visto que várias iniciativas nesse sentido são realizadas, e Renato não hesitou em dizer que os artistas se tornaram, em certo tom, individualistas ao ponto de não conseguirem formar grupos de criação, mas que mesmo assim não teria uma resposta segura para lhe passar no momento.

Entre as perguntas que surgiam, Dona Leila pegou o microfone, mas não para perguntar e sim para cantar a música “Zelão” de Sérgio Ricardo, e Renato Terra percebeu que aqui no Ponto Cine usamos o cinema para que possamos atingir nosso maior foco: as pessoas. Renato disse ter passado por vários debates mas que sem dúvidas no Ponto Cine tinha vivido o melhor.



(Postado por Wallace Rocha, colaborador do Ponto Cine)

Um comentário:

Cine São Paulo disse...

PARABÉNS!

DEUS OS ABENÇOE PELAS EXCELENTES INICIATIVAS!

VIDA LONGA AO PONTO CINE.